Como ter assuntos atrativos no seu blog de advocacia

Como ter assuntos atrativos no seu blog de advocacia

Ter assuntos atrativos, relevantes e atuais para postar no blog do escritório de advocacia é essencial para manter seus prospectos interessados e curiosos para conhecerem o próximo tema.

Além de fidelizar os visitantes frequentes, as postagens atualizadas elevam o número de novos visitantes e, por consequência, aumentam as chances de convertê-los em leads e, também, de contratações.

O ponto central é que, para manter o ritmo de assuntos interessantes, é preciso ter sempre boas inspirações.

E se você está na dúvida sobre quais assuntos abordar no seu blog de advocacia ou se você já passou daquela fase inicial em que choviam ideias para diferentes postagens, calma! Você encontrou o texto certo para lhe ajudar.

Nós preparamos uma lista com 5 dicas que vão renovar o seu cérebro com novas ideias para nunca mais faltar assuntos atrativos no seu blog de advocacia. Confira!

5 dicas para ter assuntos atrativos no seu blog de advocacia

1 . Conheça as novidades jurídicas que podem impactar seus clientes

No universo jurídico, é muito comum surgirem novas leis ou novas interpretações jurisprudenciais ou doutrinárias sobre os mais variados temas.

Certamente, ao longo do ano, algumas dessas mudanças irão impactar a sua área de especialidade e poderão afetar, também, a vida de seus clientes.

Por isso, é muito importante se manter atualizado sobre todas as novas leis e interpretações jurídicas das normas existentes, seja no seu ramo de atuação (influência direta) ou mesmo em outro ramo do Direito que possa influenciar a sua área (influência indireta).

Quando você identificar alguma mudança que seja relevante para seu público-alvo, aproveite esse momento e crie materiais informativos e esclarecedores sobre o assunto.

Afinal, pode ser que alguém pesquise na internet sobre determinada mudança e encontre a sua resposta. E, mais ainda, também é possível que você seja o primeiro a contar a novidade para um grupo de pessoas.

De uma forma ou outra, você pode aumentar as chances de conquistar novos leads.

2. Saia da sua bolha para encontrar assuntos ainda mais atrativos

É muito comum nos acostumarmos com nossa rotina de atividades, que já é preenchida com nossos interesses, seja de leitura, de influências, de pessoas, canais de informação, etc.

Mas, com o tempo, acabamos extraindo todas as novidades dessa nossa bolha e caímos no risco de nos tornarmos repetitivos.

Por isso, é importante sairmos dessa nossa zona de conforto e visitarmos outros setores, outras culturas e costumes.

Você pode, por exemplo, começar a participar de eventos e palestras que são direcionados ao seu público-alvo. Lá você irá receber centenas de informações que, misturadas com seu conhecimento jurídico, darão origem a textos muito atrativos àquelas pessoas.

Além disso, você pode conhecer melhor a bolha do seu público-alvo de outras formas, pesquisando quais são os sites que essas pessoas costumam visitar, onde elas buscam notícias, quais informações são atrativas, etc.

Mais que isso: vá além da bolha dos seus clientes, e conheça produtos, serviços e novidades que possam ser úteis e relevantes para eles.

Com essas informações, você poderá visualizar onde o Direito se encaixa no mundo do seu cliente, o que tornará mais fácil levantar assuntos atrativos e que, ao mesmo tempo, informem seus prospectos sobre seus direitos.

3. Converse com seus sócios, associados ou outros colegas de profissão

Faz parte da advocacia se deparar com casos surpreendentes, mesmo para quem trabalha, com especialidade, em uma única área do Direito.

Seja uma nova questão jurídica, uma situação inusitada, a chance de introduzir uma nova interpretação sobre determinada lei ou súmula dos tribunais, etc.

O fato é que, no decorrer das atividades jurídicas, você e sua equipe irão se deparar com novidades que podem ser muito relevantes para seu público-alvo.

Por isso, converse com seus sócios e associados e, inclusive, com outros colegas de profissão para trocar ideias e insights inspiradores.

Nessas conversas, é possível conhecer novidades, também, sobre estratégias de gestão administrativa, de prospecção de clientes, de tecnologia da informação e muito mais.

Tudo isso, certamente, irá abastecer seu blog de advocacia com muitas novidades e assuntos interessantes para seus prospectos.

4. Participe dos fóruns de discussão para abastecer seu blog de advocacia

A cada dia mais, as pessoas querem tirar suas dúvidas jurídicas pela internet antes de consultar um advogado.

Quando seu público-alvo não encontra a resposta exata em algum blog de advocacia, uma parte dele irá buscar a solução em fóruns de discussão, sejam fóruns de Direito ou fóruns relacionados ao universo daquele público.

Perceber isso tornará muito mais prática a pesquisa de temas relevantes para seu blog, pois basta encontrar os fóruns de discussão em que seu público-alvo busca tirar suas dúvidas e vasculhar ele todo.

Anote todos os assuntos e questionamentos levantados. Depois, é só selecionar as dúvidas que podem se tornar textos de blog irresistíveis para seus prospectos.

Dica extra: Grupos de discussão sobre temas específicos são cada vez mais comuns no WhatsApp. Se você for convidado por alguém para participar de alguns desses grupos, terá a chance de saber quais são as dúvidas mais atuais daquele determinado nicho.

Só fique atento para não infringir as regras ético-disciplinares da profissão, como, por exemplo, prestar consulta gratuita nos fóruns ou grupos de discussão online.

Para não correr riscos (de infrações ou de expulsão do grupo), utilize esse espaço apenas para observar as discussões e coletar informações que inspirem você a criar novos textos de blog para seu escritório de advocacia.

Assuntos Atrativos no Blog de Advocacia

5. Recicle e atualize seus textos antigos

Depois de iniciar a produção de conteúdo em seu blog, é natural que os materiais mais antigos fiquem desatualizados, especialmente em áreas do Direito muito voláteis e que estão sempre mudando.

Deixar acessíveis informações desatualizadas (portanto, erradas) representa um grande risco para a imagem do seu escritório de advocacia, pois, em vez de criar valor ao prospecto, você estará lhe criando um potencial prejuízo.

Para evitar que seu nome seja associado à alguma informação desatualizada, é essencial reciclar e atualizar os textos mais antigos com frequência.

Além da vantagem de trazer informações fresquinhas e verdadeiras para seu público-alvo, você manterá a frequência de postagens com um esforço menor, pois atualizar um texto dá menos trabalho que pensar em um assunto novo e exclusivo.

Depois de ler e aplicar essas 5 dicas, certamente será muito mais fácil manter a inspiração em alta para criar textos atrativos e relevantes para seus prospectos em seu blog de advocacia.

Se você tiver outras ideias de onde buscar inspirações ou alguma dúvida de como se manter inspirado, compartilhe conosco nos comentários! A troca de informações só ajuda no crescimento profissional.

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