Autoridade na internet: 6 formas de o seu escritório de advocacia se destacar online

Autoridade na internet: 6 formas de o seu escritório de advocacia se destacar online

Em um país que possui, aproximadamente, um milhão e cem mil advogados, a necessidade de se destacar entre os demais colegas de profissão é fundamental. E se sobressair numa profissão que não possui caráter mercantil, que tem grandes limitações de publicidade, torna a tarefa de se tornar uma autoridade na internet muito desafiadora.

Tradicionalmente, os advogados e escritórios de advocacia buscam se destacar prestando um serviço de alta qualidade, contando com as indicações de um cliente a outro. Quando querem se sobressair, participam ativamente da sociedade, realizando palestras, participando de ações sociais, publicando artigos em revistas e jornais, concedendo entrevistas pontuais em rádio e televisão.

Isso foi, até pouco tempo, a melhor forma de tornar conhecido e respeitado o nome daquele advogado ou escritório de advocacia na cidade ou região em que atua. Após anos de aplicação dessa prática, ele se tornava referência e era visto como autoridade na área de atuação.

Contudo, essa forma de criação de autoridade está, a cada dia, mais defasada diante da incrível velocidade de informações e mudanças que vivemos atualmente.

A necessidade de criar autoridade na internet

O advogado ou o escritório de advocacia que se mantém naquela forma tradicional de crescimento e criação de autoridade no mercado jurídico, fatalmente será ultrapassado por aquele outro colega que está criando, neste momento, sua autoridade online.

Não é segredo que, atualmente, sempre que alguém precisa de informações, seja sobre alguma receita de bolo, sintomas de alguma doença ou dúvidas jurídicas, o primeiro canal pelo qual se busca alcançar uma solução é a internet.

Todos sabemos que na internet, que já ocupa o lugar da TV em muitos lares brasileiros, podemos encontrar todo tipo de informação. E aquela pessoa que, por meio de um site, fornece a maior quantidade de informações específicas, completas e didáticas, acaba ganhando a confiança do internauta que, por sua vez, terá aquele endereço como referência quando se trata daquele assunto que buscou.

Como criar autoridade no mercado jurídico online

São várias as formas de se destacar na internet. É preciso entender muito bem o seu mercado e segmento de atuação para definir as estratégias online que trarão benefícios ao seu escritório. Mas, basicamente, se você quer criar uma verdadeira autoridade na internet, é preciso:

1 – Ter um site bonito, moderno, intuitivo e otimizado

O layout do seu site deve transmitir a imagem do seu escritório de advocacia. Para não parecer velho e ultrapassado, é importante o manter sempre com cores e design modernos. Além disso, é fundamental aplicar técnicas de SEO (Search Engine Optimization) no próprio site, aumentando as chances de ele ser encontrado pelas ferramentas de buscas, como o Google, por exemplo.

2 – Segmentar seus serviços para se tornar um especialista

Ser um especialista, no mundo virtual, é mais do que ter um certificado de pós-graduação, mestrado ou doutorado. É mostrar ao seu potencial cliente que você domina aquele assunto que é o principal problema dele.

Assim, mesmo que você atue em diversas áreas do Direito, quando se trata de criar autoridade na internet, é fundamental segmentar a área de atuação, tornando-a a mais específica possível.

Por exemplo: se você atua na esfera cível, identifique qual é a área dessa esfera que lhe pareça mais interessante, seja devido à rentabilidade, pela experiência que você tem nela, porque é relativamente fácil, apaixonante ou outro motivo que realmente o motive. A partir de então, direcione seu foco para essa área como advogado que é, ou será, um especialista.

Vale ressaltar que quem atua em diversas áreas não precisa deixar de trabalhar naquelas diferentes da qual escolheu segmentar. Quando alguém o procurar querendo solucionar questões fora de sua especialidade, você poderá aceitar o serviço tranquilamente. Da mesma forma, irá continuar cuidando de todos os casos, de diversas áreas, que possui atualmente.

O ponto-chave é que, quando alguém buscar na internet informações sobre a área que você determinou como sua especialidade, você será encontrado muito mais facilmente.

3 – Definir sua persona

Resumidamente, a persona é uma pessoa semifictícia que representa o cliente ideal de um determinado negócio. A persona é criada a partir de dados reais sobre as características principais de determinado grupo de clientes, bem como seu comportamento, desejos, angústias, objetivos, idade, cargo que ocupa e local onde vive.

Muito mais específica do que um “público-alvo”, a persona permite a criação de produtos e serviços especializados que atendam pontual e completamente suas necessidades.

Por exemplo: um escritório de advocacia, que atue em direito trabalhista, pode fazer a análise dos dados de seus principais clientes e chegar à conclusão (hipotética) de que o cliente que dá mais lucro ao escritório tem, como características comuns, em sua maioria: ser do sexo feminino, 34 anos, costureira em fábrica têxtil, casada, dois filhos, renda mensal de R$ 1.400,00, que gosta de assistir TV, passear no parque, tem medo de ficar doente, etc.

Quanto mais específica, melhor, pois, a partir dessas informações, será possível criar a figura do cliente perfeito e, a partir daí, oferecer serviços específicos e criar conteúdos que sejam realmente relevantes, que essa persona irá buscar na internet frequentemente, o que aumenta muito as chances de conquistar mais clientes.

Autoridade na internet - definir sua persona

4 – Criar conteúdos exclusivos para seu site

Quando se tem um site que possui apenas a logomarca, currículo, fotos do escritório e informações de contato, tem-se, somente, um “cartão de visitas online” que, raramente, será encontrado pelas pessoas que ainda não conhecem o escritório.

Dessa forma, é imprescindível alimentar o seu site com muito conteúdo, pois é por meio de buscas para solucionar dúvidas pela internet que um potencial cliente pode encontrar o site do seu escritório.

Existem diversas formas de produzir conteúdos relevantes e atrair um potencial cliente ao seu site. Podem ser todas, algumas ou uma das opões a seguir: a) blog de textos e artigos; b) vídeos didáticos; c) imagens objetivas; d) notícias exclusivas e relevantes para seu público; e) newsletter criativa; f) dicas rápidas voltadas à solução de dúvidas comuns da sua persona.

Mesmo que seja, para o advogado ou escritório de advocacia, mais fácil escolher apenas um único meio de produção de conteúdo entre os listados acima, quando se trata de ganhar a confiança do cliente e criar uma verdadeira autoridade na internet, vale a pena empenhar esforços e utilizar o máximo de recursos possíveis. Assim, haverá melhores chances de convencer quem gosta de ver vídeos, tanto quanto quem gosta apenas de ler artigos ou só ver imagens.

É importante lembrar que você não precisa se limitar ao seu site, pois é também valioso estar presente e divulgar todos os seus conteúdos nas redes sociais, tornando ainda mais ampla e rápida a sua conexão com pessoas que possuem verdadeiro interesse nos seus serviços.

Conteúdos informativos, verdadeiramente úteis e relevantes, que tenham linguagem que a sua persona se identifique, que tratem de um tema específico e otimizados com técnicas de SEO, são fundamentais para ganhar a confiança de uma grande quantidade de pessoas. 

5 – Aplicar técnicas de SEO nos conteúdos

Em síntese, a sigla SEO vem da expressão inglesa “Search Engine Optimization” que, em tradução livre, significa Otimização para Sites de Busca.

Tratam-se de técnicas aplicáveis aos conteúdos publicados na internet que visam aumentar as chances de determinado site ou conteúdo ser encontrado pelos buscadores, como o Google, por exemplo.

Existem dezenas de técnicas de SEO, muitas imperceptíveis ao navegar pela internet, mas que são altamente capazes de melhorar a posição de um conteúdo nas páginas do Google.

Entre essas técnicas, estão recursos relativamente simples, como, por exemplo, deixar em negrito as palavras-chave do seu artigo, até algumas “secretas”, como aumentar a relevância da sua página tendo outros sites direcionando leitores para o seu conteúdo, por meio de links dispostos em um texto.

De fato, é crucial conhecer e aplicar as técnicas de SEO, pois, caso contrário, seu site, mesmo cheio de conteúdos incríveis, ficará às moscas, longe da primeira página do Google e longe de ter um bom tráfego orgânico.

6 – Divulgar com o Google Ads

Além de tudo o que foi citado até aqui, também é possível atrair visitas ao site de forma rápida, utilizando os anúncios no Google Ads. Esses anúncios permitem que a página do anunciante apareça logo nas primeiras posições do Google quando alguém faz alguma pesquisa sobre um assunto relacionado ao serviço oferecido. Também é possível anunciar em banners dentro de outras páginas.

Mas utilizar o Google Ads não é apenas criar um anúncio que tenha o nome do escritório de advocacia. É necessário conhecer profundamente as técnicas de marketing que envolvem o anúncio e a ferramenta de buscas do Google, além de observar atentamente as regras e limites do Código de Ética e Disciplina da OAB.

Com a implementação de todas as técnicas acima, o advogado e o escritório de advocacia podem conquistar, para seus sites, um tráfego orgânico (de longo prazo) e um tráfego pago (de curto prazo), ou seja, receberão visitas frequentes em qualquer época, seja no lançamento da página online ou desde o início de uma campanha, aumentando ainda mais as chances de converter visitantes em clientes.

Autoridade na internet - atrair clientes

Quando se tem um site bem elaborado, com uma quantidade grande e variada de conteúdos, todos otimizados e direcionados a uma persona, ser encontrado pelas ferramentas de busca, como o Google, torna-se muito mais fácil.

Toda aquela quantidade de conteúdo especializado e publicado no site do advogado ou escritório de advocacia fará com que a página (e o profissional ligado a ela) se torne autoridade na internet naquele assunto específico, conquistando a confiança do potencial cliente e aumentando muito as chances de fechar mais e melhores contratos de serviços.

É fácil concluir que quem não está na internet será, em pouco tempo, ultrapassado e esquecido. Hoje, existem vários recursos se você quiser estar presente no mundo online e alcançar um público maior, porém, de nada adianta estar na internet com uma página “cartão de visitas”.

Para se destacar, verdadeiramente, entre centenas de milhares de outros advogados e escritórios de advocacia, é essencial se tornar uma autoridade na internet, observando as dicas acima, conquistando a confiança e fidelizando clientes.

Se você quiser saber como melhorar o seu site, seus conteúdos e se destacar no mercado jurídico online, confira os demais textos do nosso blog!

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