5 formas eficazes de fazer publicidade na advocacia

5 formas eficazes de fazer publicidade na advocacia

Quem advoga por contra própria ou em sociedade, em um escritório, sabe que, se quiser fechar mais e melhores contratos, é essencial ser bastante conhecido pelos clientes em potencial. É por isso que a publicidade na advocacia se torna tão fundamental.

Afinal, para ter fama e destaque, o advogado não pode contar apenas com a sorte e nem com o tempo de serviço – mesmo que seja um excelente profissional –, como se fazia antigamente.

Porém, logo que pensamos em formas de fazer publicidade na advocacia, já nos deparamos com o Código de Ética e Disciplina (CED) da OAB e suas restrições, conforme vemos nos artigos 39 a 47 da Resolução nº 02/2015 da OAB.

Mas vale ressaltar que, felizmente, a publicidade na advocacia não é totalmente proibida, ela só precisa seguir alguns requisitos. Utilizando-a de forma correta, alcançar a fama e o sucesso na profissão se tornará muito mais rápido.

Veja, a seguir, 5 formas eficazes de fazer publicidade na advocacia que podem tirar do anonimato qualquer advogado ou escritório.

Formas eficazes de fazer publicidade na advocacia

1 – Realizar palestras

É permitido pelo CED a participação de advogados em palestras com o objetivo de tratar de assuntos jurídicos, desde que o advogado palestrante transmita apenas conteúdo informativo.

Ou seja, não se pode utilizar as palestras para divulgar seus casos de sucesso nem comentar casos ou trabalhos atribuídos a outros colegas de profissão e, tão pouco, falar dos seus diferenciais na forma de realizar a advocacia, por exemplo.

Mas, ao decidir palestrar, pode-se observar quem será o público daquele evento e aproveitar para passar informações úteis às pessoas presentes, que têm interesse na sua especialidade ou área de atuação. Além disso, é permitida a divulgação do seu nome como palestrante do evento, assim como mencionar a sua especialidade e contato de e-mail, por exemplo, garantindo-lhe uma boa visibilidade.

2 – Participar de programas de rádio ou TV

Desde que não seja habitual, é permitida a participação de advogados em programas de rádio ou televisão, sempre com o objetivo de transmitir informações amplas à sociedade, sem prestar consulta específica. As regras são as mesmas de quem vai palestrar.

A vantagem dessa forma de publicidade é transmitir informação útil, com citação do seu nome, especialidade e endereço de e-mail, a uma grande quantidade de pessoas. Isso poderá tornar o nome do advogado rapidamente conhecido, com credibilidade entre a audiência daquele programa.

3 – Criar anúncios no Google Ads

Seja para atingir um número gigantesco de pessoas ou direcionar a publicidade especificamente a um grupo determinado escolhido por você, o Google Ads é a ferramenta de anúncios online mais eficiente da atualidade.

O melhor de tudo é que advogados e escritórios de advocacia podem utilizá-la!  Porém, deve-se tomar alguns cuidados e não transmitir um anúncio com viés comercial, para não ferir as determinações do CED.

Para evitar erros, foque em seu anúncio apenas seu nome ou do escritório, áreas de atuação, endereço, horários de atendimento e, como contato, traga o interessado para o seu site, no qual poderão existir mais informações e conteúdos relevantes.

O segredo está na estratégia da campanha de cada anúncio, pois o Google Ads possui uma série de ferramentas, formatos e filtros, que permitirão que o seu anúncio apareça exatamente para o perfil de cliente desejado, o que fará você se tornar conhecido entre as pessoas certas.

4 – Criar conteúdos para redes sociais

Atualmente, uma das formas mais criativas e chamativas de divulgar o seu nome e o do seu escritório de advocacia é a criação de conteúdo exclusivo para redes sociais.

É essencial ter um perfil próprio ou do escritório no Instagram, Facebook, LinkedIn, Twitter e/ou YouTube, por exemplo, pois, nesses canais, está uma enorme quantidade de pessoas interessadas nos mais variados assuntos, dispostas a ver imagens, conhecer opiniões, assistir a vídeos, etc.

Desde que sejam observadas as regras do CED, você pode criar e divulgar uma série de conteúdos criativos nas redes sociais, com foco em atrair a atenção de potenciais clientes, obter mais seguidores, ter seu conteúdo compartilhado e, assim, alcançar uma quantidade cada vez maior de pessoas.

Outra grande vantagem é que, nas redes sociais, você pode aproveitar para transmitir uma boa imagem do seu escritório, por meio de conteúdos informativos, criativos e úteis, convencendo seus espectadores do amplo conhecimento que possui em determinada área.

Publicidade na advocacia - redes sociais

5 – Produzir conteúdos para blogs

Produzir textos exclusivos para um blog jurídico próprio tem um poder imenso de atrair a atenção de pessoas realmente interessadas no assunto abordado por você e, além disso, como consequência, gera autoridade para o advogado ou escritório de advocacia.

Por isso, identifique o perfil de seu cliente ideal, segmente seus serviços numa área especializada e, a partir daí, crie conteúdo de texto, imagem ou vídeo, sempre com o intuito de transmitir informações reais, úteis e atrativas ao seu público.

Quando se tem uma grande quantidade de bons conteúdos, é possível alcançar posições mais altas nos resultados de pesquisas do Google e, assim, receber mais visitas em seu site e se tornar cada vez mais conhecido.

O melhor disso é que, com a estratégia certa, é possível ganhar fama por entender tudo sobre aquela determinada área do Direito e, consequentemente, as pessoas associarão o nome daquele advogado ou escritório de advocacia a uma grande autoridade no assunto.

Essas cinco principais formas de fazer publicidade na advocacia podem, realmente, ajudar os advogados e escritórios a se tornarem muito conhecidos e terem bastante credibilidade.

Vale ressaltar que a publicidade online, além de ser permitida quando observadas as determinações do CED, tem o poder de trazer fama e autoridade de forma mais rápida, visto que tem um grande alcance e pode ser direcionada ao público certo.

Por isso, pensar em estratégias digitais para a publicidade do seu escritório de advocacia é fundamental, especialmente se você não quiser se perder em um oceano de mais de um milhão de advogados cadastrados na OAB atualmente.

Se você quer saber mais sobre como se destacar na internet, confira os outros textos do nosso blog. Tem muito material interessante que vai ajudar o seu escritório a criar conteúdos e atrair mais pessoas de forma online.

%d blogueiros gostam disto: