Materiais ricos na advocacia: quais formatos utilizar

Materiais ricos na advocacia: quais formatos utilizar

Materiais ricos na advocacia são conteúdos mais aprofundados, capazes de entregar informações ou soluções valiosas e específicas sobre determinado tema do Direito.

Eles existem em diversos formatos e são utilizados para gerar ou nutrir os leads do escritório de advocacia sobre seus direitos, deveres ou oportunidades que estejam relacionados com os serviços oferecidos pelo escritório e os interesses do prospecto.

Eles funcionam como “isca”, pois, em troca desse material rico em conteúdo, normalmente são solicitadas informações do interessado, como endereço de e-mail, cargo que ocupa, telefone, etc., as quais serão utilizadas para manter a proximidade do escritório com o prospecto.

É possível que você já tenha se deparado com uma oferta parecida com esta: [Baixe o e-book “título do tema” e saiba tudo sobre “determinado assunto”! Para isso, basta preencher esse campo com seu e-mail], não é mesmo?

Neste texto, você conhecerá os tipos de materiais ricos mais relevantes para o site do escritório de advocacia, sua finalidade e como podem ser utilizados para a prospecção de clientes.

Para que servem os materiais ricos na advocacia

Os materiais ricos na advocacia têm, essencialmente, duas principais finalidades. Para o escritório de advocacia, os materiais ricos servem como uma forma de converter visitantes em leads e também podem servir como milestones no funil de vendas.

Sendo assim, são excelentes formas de receber a autorização do prospecto para lhe encaminhar mais informações úteis, inclusive sobre a especialidade e serviços do seu escritório de advocacia, e também servem para entender o quão perto seu prospecto está de se tornar um cliente.

Já para o prospecto que consome o conteúdo, os materiais ricos servem como fonte de informações mais completas, capazes de auxiliá-lo a entender melhor determinado direito, dever ou oportunidade.

Uma das principais vantagens dos materiais ricos é a capacidade de aumentar nos prospectos a percepção de autoridade que você tem sobre determinada área jurídica, e isso, consequentemente, aumenta suas chances de ser contratado para realizar um serviço jurídico que aquele prospecto necessita.

Tipos de materiais ricos na advocacia

No marketing digital amplo, são utilizados diversos formatos de materiais ricos, cada um com maior ou menor aceitação pelo público-alvo, dependendo do mercado no qual está sendo utilizado como isca.

Por isso, antes de investir recursos e tempo na produção aleatória de materiais para seu escritório, veja a seguir as nossas sugestões de materiais ricos na advocacia que consideramos mais relevantes.

E-books

Os e-books são os mais importantes materiais ricos na advocacia, pois permitem tratar de um determinado tema com mais profundidade e, assim, esclarecer dúvidas recorrentes de seus prospectos.

Mas de que forma fazer um e-book atrativo para meu prospecto?

Todos os direitos e deveres estão ao alcance dos cidadãos, seja pelo próprio texto de lei publicada ou pela divulgação da jurisprudência nos canais digitais dos tribunais, porém essas informações não são facilmente compreendidas pelas pessoas fora do universo jurídico.

Assim, reunir essas informações de forma completa num e-book, utilizando uma linguagem simples e de fácil compreensão pelo seu público-alvo, poderá transformar o seu site numa referência para a compreensão de assuntos jurídicos relevantes para seus prospectos.

  • Dificuldade de criação: Alta
  • Poder de atração/nutrição de leads: Alto
  • Ferramenta útil: Canva
  • Compatibilidade com o Código de Ética: É permitido, desde que seja entregue somente a quem o tenha solicitado e não exponha casos concretos.

Infográficos

Infográficos também são excelentes como materiais ricos na advocacia, pois atraem muitos prospectos em razão de serem conteúdos aprofundados, porém mais curtos que um e-book, além de possuírem gráficos explicativos.

Essa mistura de texto e gráfico permite a exposição de conteúdos comparativos, números, pesquisas, dados, etc.

Também pode ser oferecido como um material educativo para seu público-alvo, explicando, por exemplo, o passo a passo de determinado procedimento num órgão público ou mesmo como é a trajetória de um processo judicial.

Em razão de sua dinâmica, ainda é possível que seu infográfico seja exposto em outros sites que queiram divulgar tais informações e isso poderá aumentar ainda mais o alcance de novos prospectos para seu escritório de advocacia.

  • Dificuldade de criação: Alta
  • Poder de atração/nutrição de leads: Médio
  • Ferramentas úteis: Piktochart e Infogram
  • Compatibilidade com o Código de Ética: É permitido, desde que seja entregue somente a quem o tenha solicitado, possua cores e elementos sóbrios e não exponha casos concretos.

Checklists

Materiais ricos na advocacia - checklist

O checklist está entre os formatos de materiais ricos na advocacia que mais conquistam a atenção de novos prospectos.

São listas que ajudam os visitantes do seu site a realizarem determinada tarefa, seja no cumprimento de etapas ou mesmo para se lembrarem quais documentos levar para realizar determinado ato judicial ou extrajudicial.

Esse tipo de material é interessante, pois vivemos num país ainda bastante burocrático e muitos cidadãos se confundem ou nem têm conhecimento sobre como proceder em determinadas tarefas. Por isso, oferecer checklists é uma excelente forma de conquistar a confiança de novos potenciais clientes.

  • Dificuldade de criação: Baixa
  • Poder de atração/nutrição de leads: Alto
  • Ferramentas úteis: Google Sheets, Microsoft PowerPoint, Microsoft Excel
  • Compatibilidade com o Código de Ética: É permitido, desde que tenha caráter informativo.

Kits

Entre os materiais ricos na advocacia que não podem faltar no seu site estão os kits. Basicamente, os kits são a reunião de dois ou mais materiais ricos, oferecidos em conjunto para aumentar as chances de o visitante se interessar em baixá-los.

Por isso, pode ser muito fácil montar um kit, caso você já tenha criado outros materiais ricos, ao passo que pode dar trabalho em dobro se você tiver que criar tudo do zero.

A melhor dica é aproveitar um de seus materiais ricos já criados para atualizá-lo e oferecê-lo com um material extra, recém-criado, para complementar as informações ou tornar ainda mais fácil a compreensão daquele primeiro material rico.

Assim, caso você já tenha disponibilizado em seu site um e-book, por exemplo, poderá criar um infográfico que ilustre e resuma o assunto ou um dos assuntos abordados no e-book, para oferecer os dois materiais em conjunto, como um kit.

  • Dificuldade de criação: Baixa (se aproveitar materiais já criados) ou alta (se precisar criar tudo do início)
  • Poder de atração/nutrição de leads: Médio
  • Compatibilidade com o Código de Ética: É permitido, desde que sejam observadosos 4 pilares da publicidade na advocacia.

Newsletter

Outro formato bastante conhecido para entregar materiais ricos na advocacia é a newsletter. Ela é ideal para entregar dicas rápidas sobre a sua área de atuação, notícias relevantes para seus prospectos e até novidades sobre os serviços oferecidos pelo seu escritório.

A newsletter exige uma periodicidade (semanal, quinzenal ou mensal) para que cumpra seu papel de forma correta e mantenha o interesse e engajamento de seus prospectos.

Também é um excelente formato para manter um contato mais próximo com os clientes que você já tem, entregando-lhes mais informações úteis e relevantes, o que poderá resultar em uma maior admiração deles pelo seu escritório e até mesmo uma nova contratação para outros serviços que você oferece.

Para entender melhor como utilizar a newsletter no seu escritório de advocacia, veja este texto aqui.

  • Dificuldade de criação: Média
  • Poder de atração/nutrição de leads: Alto
  • Ferramentas úteis: Automação de marketing
  • Compatibilidade com o Código de Ética: É permitido, desde que sejam enviadas apenas para quem as solicitou previamente.

Estratégia pouco explorada

Se você fizer pesquisas na internet, irá perceber que hoje ainda são pouquíssimos os materiais ricos criados e entregues por advogados e escritórios de advocacia aos cidadãos em geral.

O escritório que perceber primeiro essa oportunidade, ou melhor, essa necessidade do mercado, e começar a abastecer seu site com materiais ricos úteis e relevantes, certamente irá tomar uma posição de destaque no seu ramo de atuação.

Por isso, siga as dicas da Prospecter, assine nosso blog para não perder nenhum texto novo e aplique em seu site tudo o que aprender conosco. Temos certeza de que seu marketing digital irá evoluir bastante e poderá lhe trazer excelentes resultados.

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